Novas Regras do cheque especial

04/02/2020

 

Recentemente os bancos foram autorizados a cobrar uma tarifa quando disponibilizarem um crédito em forma de cheque especial acima de R$500,00. ⠀⠀

Ao emprestarem nessa modalidade, poderão exigir até 8% de juros ao mês (o que, ressalte-se, é um valor bastante elevado – fuja dele!). Então, tenho que pagar uma tarifa mesmo que não use o cheque especial? ⠀A resposta é SIM.

Funciona assim: Se você tem à sua disposição um crédito em cheque especial de mais de R$500,00, o banco poderá exigir o pagamento de até 0,25% mensais do que superar esse valor, mesmo que você jamais o utilize.A regra passou a valer a partir de 6 de janeiro para contratos novos, e valerá a partir de junho para os contratos antigos.

No entanto, diversas instituições financeiras, inclusive o Banco do Brasil, já afirmaram não pretender exigir a nova tarifa, ao menos em 2020.

Apesar disso, é importante que o consumidor esteja atento para eventual mudança nesse panorama, pois, nesse caso, se não requisitar a redução do valor disponibilizado como cheque especial, poderá ter que pagar uma tarifa mensalmente, e sem qualquer contraprestação.